Xana Sousa

Mestrado em Criação Artística: Realismos e Contextos, Faculdade de Belas Artes, Barcelona, 2010

Licenciatura Pintura, Faculdade de Belas Artes, Lisboa, 2008

Como artista visual, desenvolvo o meu trabalho na área do desenho e da pintura, em projectos site-specific, fazendo intervenções sobre papel, tecidos e novos materiais, partindo de diferentes pontos referenciais e tocando conceitos como memória voluntária e memória involuntária, passado e presente, exterior e interior, numa tentativa de inventar um lugar próprio e pessoal de forma a construir uma identidade.

Segundo uma visão pessoal, pretendo investigar a relação que tenho como sujeito em determinados espaços e como esses espaços, habitados por diversos elementos, contribuem para a formação e amplitude do indivíduo.

 

Nestes últimos anos, tenho vindo a experimentar novos materiais nos quais possa aplicar à técnica de desenho, cianotipia, cimentos e cera de abelha, procurando sempre que o trabalho traslade a intenção de um processo que é contínuo e que implica repercussão sobre um passado existente, um presente que existe e um futuro que existirá. As questões que fazem parte deste problema têm sido divididas nos seguintes núcleos: Sujeito, Memória, Tempo e Espaço; abordando as relações entre Sujeito – Espaço, Espaço – Objecto, Objecto – Sujeito, inter-ligadas pela questão da memória.

 

Xana Sousa

CONTACTOS

mostra@mostra-online.com

+351 919 197 354

  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon

MOSTRA @ 2020  |  Terms  |  Privacy