CONTACTS & INFORMATION

T +351 919 058 885

E mostra@mostra-online.com

more info »

NEWSLETTER

  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon

MOSTRA @ 2017  |  Terms  |  Privacy  |  FAQ - Support

Anzhelika Ishkova

Anzhelika Ishkova nasce em 1982, na Rússia, onde cresceu rodeada pela mecânica e ambiente fotográfico. Em 2001 mudou-se para Portugal onde encetou o seu percurso académico na área da fotografia. Em 2011 inscreveu-se na Ar.Co onde realizou até à data duas notórias exposições colectivas.

Em 2015 apresentou-se a solo na Casa-Museu Medeiros & Almeida, pouco antes de confirmar a sua presença na mOstra'16.

Desafiada pela influência e vivência na antiga União Soviética, e caracterizada por uma limitação permanente da liberdade de expressão, esta série de fotografias designadas de "Unknown", resultam de uma inquietude singular aliada a uma necessidade visceral, que foi sendo desenvolvida no sentido de responder a uma curiosidade permanente de interpretar e explorar a identidade artística dos anos 20.

A escolha do registo a preto e branco é confinada à apresentação técnica característica da década de 1920 na fotografia. O nu como resultado final desta obra visa desafiar a liberdade de expressão altamente retraída vigente no mesmo período da história. A tentativa de conseguir uma imagem pura, que validasse o meu diálogo com a fotografia, levou-me a pesquisar ideias e técnicas sem tratamentos complexos, que fossem capazes de responder a uma formação identitária rigorosa e própria do meu ser.

"Unknown" é o resultado desta inspiração e processo de retrocesso técnico, intrinsecamente vincado pela investigação e focado num único padrão: a visão depurada da mulher dos anos 20, nas suas mais puras formas.

 

Anzhelika Ishkova