Run Jiang

Nascida em 1986, Run Jiang é uma artista chinesa que vive e trabalha em Lisboa.

Licenciada em cinema e publicidade na Academia de arte da China (2009) e concluiu um mestrado em artes plásticas, com os parabéns do júri, na universidade de belas artes de Marselha (2013). Foi-lhe atribuída uma bolsa de estudos da Mart, espaço de residência em Lisboa (2017-2018). Em 2017, foi selecionada do prémio Amadeo de Souza-Cardoso (Portugal) e foi uma das nomeadas do prémio FID (França).

Ela expõe regularmente o seu trabalho em Portugal e outros países.

Os trabalhos que aqui apresento fazem parte da série “dream drawings”. Eles são todos nomeados por números que indicam o tempo e a ocorrência – por exemplo, “1801” significa que foi o primeiro sonho que desenhei em 2018.

Comecei a anotar os meus sonhos desde jovem. Quanto a desenhá-los, só acontecem mais tarde – uma altura em que sonhava regularmente com pessoas importantes, com sensações intensas; a tal ponto que por vezes tinha a impressão que era a realidade. Isto deu-me vontade de os desenhar.

Tentei representar os meus sonhos os mais fielmente possível. Desenho todas as cenas dum sonho sobre o mesmo papel, como um panorama. Eles são uma síntese duma série de acontecimentos. Dá-me gozo apresentar múltiplas histórias de uma cena no mesmo espaço para mostrar a sua simultaneidade. Decidi ver o sonho duma maneira primitiva, por vezes mesmo supersticiosa. É através desse ponto de vista que eu os tento representar.

Run Jiang

CONTACTOS

mostra@mostra-online.com

+351 919 197 354

  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon

MOSTRA @ 2020  |  Terms  |  Privacy