top of page
Rui Freitas Ferreira

Rui Freitas Ferreira (1991) frequentou a licenciatura em Artes Plásticas na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. Licenciou-se em escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (2014) e frequentou o mestrado em Escultura pela mesma Faculdade.

Começa a expôr em 2013, em Desenhar a Poesia: A Poesia Ilustrada por Alunos da FBAUL, Loures e, no mesmo ano, no 17.º Concorso Internazionale Scultura da Vivera 2013, Vecchio/ Neovo na Fondazione Peano, Itália.

O conjunto de desenhos apresenta duas constantes na sua realização e contextualização. A relação do desenho com o espaço e a relação do desenho com o tempo. 

 

A relação com o espaço surge entre o desenho e os limites do suporte. Além dos limites do papel, é também entre os planos, entre o primeiro e o segundo plano, sendo, por vezes, subvertida; havendo pouca diferença entre planos. 

 

A relação com o tempo aparece como acção. A acção da mão que faz o desenho. A mão é acção: aprende, cria, e por vezes dir-se-ia mesmo que pensa! A acção da mão é rapidez ou lentidão; é trajecto; é duração física — a acção da mão, e a velocidade mental — o que é aprendido com os desenhos.

 

Rui Freitas Ferreira

bottom of page