CONTACTS & INFORMATION

T +351 919 058 885

E mostra@mostra-online.com

more info »

NEWSLETTER

  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon

MOSTRA @ 2017  |  Terms  |  Privacy  |  FAQ - Support

 Patrícia Pires de Lima formou-se em Design de Interiores na Inchbald School of Design (Londres) em 1985.  No ano seguinte, frequentou a Parsons School of Design (Nova Iorque). Entre 1990 e 2003, trabalhou no Palácio do Correio Velho, onde exerceu funções nas áreas de gestão de clientes e acompanhamento de peritos da Sotheby’s, desenvolvendo grande proximidade com o mercado da arte e as suas transformações.

Em 2003 co-fundou uma galeria, à qual esteve ligada durante 9 anos e da qual se afastou com o propósito de constituir o projecto Patrícia Pires de Lima Art Consultant & Projects, um novo caminho na sua carreira enquanto produtora e consultora de arte e projectos artísticos. Em 2014, a partir do projecto Patrícia Pires de Lima Art Consultant & Projects, funda a mOstra, iniciativa que, actualmente, funciona como uma plataforma autónoma que tem por objecto promover e divulgar a mais recente produção artística contemporânea em Portugal.

 

Patrícia Pires de Lima desenvolveu, ao longo deste percurso, uma assinalável proximidade com o mercado da arte e aos suas transformações. Com vinte e seis anos de experiência no ceio do mercado da arte, adquiriu inúmeras competências de observação, análise e actuação sobre os domínios da arte, particularmente no que diz respeito às dinâmicas da arte contemporânea portuguesa e internacional.

 

Por meio de diversos insights e vivências, foi capaz de alcançar uma perspetiva alargada, através da qual enriqueceu e amadureceu o seu olhar e os seus conhecimentos, quer sobre o mercado de arte em Portugal e no estrangeiro, quer sobre as necessidades objetivas dos seus artistas. Integrando o know-how e sensibilidade adquirida enquanto consultora de arte, conciliou o seu próprio percurso individual de auto-desenvolvimento com a sua experiência profissional, com vista a dar resposta às reais necessidades da cena artística actual.

 

Trabalhando sobretudo com coleccionadores mas também com instituições, curadores, arquitectos, designers de interiores e particulares, Patrícia Pires de Lima conta com a preferência dos seus clientes, que nela confiam para intermediário no momento de compra.

Distanciando-se do conceito de galeria, Patrícia Pires de Lima não representa artistas, o que lhe confere uma maior liberdade de actuação que lhe permite organizar-se em torno do que o coleccionador procura, não se restringindo a uma baliza temporal ou linguagem artística particular. Os seus projectos são organizados de forma personalizada, baseados no orçamento disponibilizado pelo cliente, e todas as encomendas são orientadas de acordo com as necessidades do mesmo — são estudadas as possibilidades do espaço que à obra de arte se destina, não apenas no que diz respeito à sua amplitude e aos seus limites, mas também no que compreende questões de iluminação e posicionamento. Desta forma, perante uma aquisição única ou uma colecção já estabelecida, é analisada qual a peça mais favorável para o contexto destinado, tendo sempre em conta o seu potencial de investimento.