CONTACTOS

mostra@mostra-online.com

+351 919 197 354

  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon

MOSTRA @ 2020  |  Terms  |  Privacy  |  FAQ - Support

Joana Ramalho

Nasce em 1990 em Lisboa, onde vive e trabalha. Em 2010, conclui o curso de Pintura e Desenho no Ar.Co. Posteriormente, frequenta a licenciatura de Artes Plásticas na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa, entre 2012 e 2015, beneficiária de Bolsa de Mérito nos anos 2014 e 2015.

 

Tem como especialização as áreas de Pintura, Pintura Moral e Desenho e integra, actualmente, a residência artística da MArt.

No meu trabalho plástico, seja de caráter pictórico ou gráfico, persigo conceitos que derivam dos efeitos e propriedades da luz e da óptica como, por exemplo, a transparência, o reflexo, a sombra — elementos primordiais na construção antológica da imagem (pictórica). Por consequência aos efeitos da luz surgem as anamorfoses ou outras distorções da forma mais subtis, sempre numa lógica de oposições: opaco/transparente, iluminado/obscuro, autêntico/simulado. É sobre essas oposições ou indefinições da imagem que se define o meu trabalho. 

 

É igualmente uma característica a necessidade de investigação para demonstrar a tridimensionalidade através de suportes utilizados tipicamente para fins bidimensionais. Essa “tridimensionalidade” é por vezes simulada mas maioritariamente é concretizada, consoante os materiais, mostrando-os noutro contexto, mas sempre representando os temas da luz e da óptica (anteriormente mencionados). 

 

Como consequência desta investigação e experimentação nos mais variados suportes e técnicas, as técnicas aplicadas a cada obra (ou representação) são exclusivas e personalizadas, o que permite que cada obra (ou série) seja única pelo seu valor plástico.

 

Joana Ramalho