Inês Norton de Matos
Nasceu em Lisboa em 1982. Vive e trabalha em Lisboa.
Licenciada em Design de Comunicação pelo IADE, termina o último ano do curso na Universidade Pontífice Católica - PUC,do Rio de Janeiro no âmbito de um programa de intercâmbio (2005). Após a licenciatura, trabalha como designer de comunicação em Lisboa. Frequenta dois anos do curso de pintura no Ar.Co e realiza o Foundation na Slade School of Fine Arts, em Londres (2008-09).Entre 2010 e 2012, viveu na cidade de Luanda, Angola, onde leccionou expressão plástica no âmbito de um projeto de Apoio ao Desenvolvimento (ADPP), tendo participado na Trienal de Luanda – Geografias Emocionais, Arte e Afetos (2010). Em 2012 concluiu o programa de Estudos Independente na Maumaus, em Lisboa.
Expõe regularmente o seu trabalho e este está representado por várias coleções a nível nacional e internacional.
Exposições individuais (Seleção)
2014 | Centro Cultural Português, Luanda | Exposições coletivas (Seleção) 2010 | Trienal de Luanda, Luanda 2013 | Bienal de São Tomé e Principe
2013 | London Factory Art, Londres 2014 | Convent St.Agosti, Barcelona 2014 | Art Copenhague Forum, Copenhague 2015 | Miguel Justino, Contemporary Gallery, Lisboa 2016 | Centro de Arte Contemporânea, Málaga 2017 | XIX Bienal de Cerveira, Cerveira | Le Consulat, Lisboa | (upcoming) CAAA, Guimarães
Colecções (Seleção)
Sindika Dokolo, private collection | Angola • CAC | Málaga • Luciano Benetton Collection • Atlantic Private Bank | Angola • Instituto Camões, Angola
Prémios
Artista revelação, XIX Bienal de Cerveira
Crio, acreditando que a arte é o caminho menos obstruído para a experienciação e que toca naquele milésimo de segundo anterior ao impulso de criar barreiras e encontrar conceitos, a que chamo verdade.
"[...] a obra é irredutível a uma simples coisa explicável pela ligação matéria-forma, porque ela tem esta capacidade de exibir uma verdade. Mas a verdade que a obra mostra não é uma verdade abstrata, um horizonte geral. É uma verdade situada no tempo e no espaço, que é, a cada instante, a de um mundo e uma terra determinados "
(Michel Haar na interpretação das reflexões de Heidegger em - A origem da obra de arte)
Inês Norton de Matos