Daniel Alfacinha

Daniel Alfacinha (1988), vive e trabalha em Lisboa.

 

Concluiu o curso de Ilustração e Pintura (ETIC e Ar.Co, respectivamente) antes de iniciar a residência artística na MArt (2014-2016).

Desde então, expõe regularmente em exposições colectivas das quais se destacam: Obstáculos para um novo saber, Museu Nogueira da Silva, Braga (2015); Vaga Luz e Escola de Línguas, Fundação Medeiros e Almeida e Ateliers Sá da Costa, Lisboa (2015 e 2016); mOstra, Lisboa (2016). Em 2015 foi premiado com o 3.º lugar na Bienal de Loures, com a escultura "Celeno".

 

Actualmente, trabalha como assistente de Gravura na MArt, tem em curso a Masterclass de Werner Herzog e desenvolve o seu trabalho de pintura, gravura, escultura, instalação e cinema.

O meu trabalho expande-se em agressivas disputas territoriais, alimenta-se da superstição e contamina ambientes envolventes. Esta natureza agressiva é o cordão umbilical que liga a minha pintura e desenho à sua referência original: vídeos de violência explícita. Nestes perturbadores abismos farejei o preciso instante em que estala a superfície da realidade. Descobri o corpo deste instante, suspenso entre o quotidiano e o trágico e fui arrastado por metamorfoses pictóricas que me afastaram dos desfiladeiros.
Vagueava entre avenidas desoladas e fui surpreendido pela aparição destas pinturas. Sequestradas. Embriagado, êxtase sensorial, esfaqueei, dissequei e transplantei estas aparições, foram salvas pelo recorte e colagem. Transformadas em reflexo vital.


Daniel Alfacinha, 2017

CONTACTOS

mostra@mostra-online.com

+351 919 197 354

  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon

MOSTRA @ 2020  |  Terms  |  Privacy